Acesse o sistema:
Sobre o projeto Segurança Pública nas Fronteiras
Acesse aqui o banco de dados com os resultados do survey realizado em 178 municípios da fronteira brasileira através do projeto "Segurança Pública na Fronteira" coordenado pelo NECVU-UFRJ.
Em acréscimo, oferecemos também acesso a indicadores sócio-econômicos, demográficos e políticos desses municípios (Pesquisa do grupo RETIS-UFRJ), bem como a dados de ocorrências criminais e índices que permitem avaliar vários dos resultados da pesquisa realizada entre 2013 e 2014 na faixa de fronteira brasileira, em cooperação com o Ministério da Justiça
Análises desse survey e da pesquisa qualitativa realizada em 55 desses municípios serão disponibilizados em relatórios, livros e artigos nos próximos anos.
Acessar o Sistema
Sobre o projeto SIV - Observatório da Violência
Obtenha tabelas e gráficos referentes aos dados sobre ocorrências criminais nas várias séries temporais da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Judiciário e das Séries Bioestatísticas que abrangem o antigo Distrito Federal (1908-1959). Visualize tabelas, gráficos e mapas de risco atualizados trimestralmente sobre a cidade do Rio de Janeiro e todo o Estado. Obtenha tabelas e gráficos sobre dados estatísticos de ocorrências criminais de várias partes do Brasil.
Acessar o Sistema
Conheça o NECVU
O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), traduz o empreendimento de professores e alunos que, ao longo dos últimos anos, estiveram se dedicando aos temas contemporâneos sobre a realidade urbana a partir da perspectiva das ciências sociais.
Criado pelo Professor Michel Misse, em 1999, vem agregando pesquisadores bolsistas, colaboradores e visitantes que somam esforços aos pesquisadores do Núcleo que, por sua vez, também realizam atividades docentes no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.
Nossa missão é difundir o conhecimento já acumulado e consolidar os estudos, entre outros temas, sobre violência urbana, considerando a contribuição fundamental que a temática e as ações práticas de segurança têm sobre as políticas públicas em geral.
Neste sentido, o Núcleo se abre à participação de pesquisadores de outros centros, dentro e fora do país, a fim de fortalecer os traços de análise comparativa sobre a realidade do Estado do Rio de Janeiro e as inserções nas questões da cidadania, tratando a diversidade das interações sociais no ambiente urbano.
Entre em Contato
Você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Fale conosco!